A proclamação de 14 de março como o Dia Internacional da Matemática, que teve a sua primeira celebração oficial em 2020, foi adotada pelo Conselho Executivo da UNESCO na sua 205.ª sessão e confirmada na 40.ª sessão da Conferência Geral da UNESCO a 26 de novembro de 2019. O dia escolhido já é comemorado em muitos países como o Dia do Pi.
 
Com este dia pretende-se comemorar o papel essencial que a matemática e a educação matemática desempenham nos avanços da ciência, da tecnologia e da sociedade. O tema deste ano é “A MATEMÁTICA PARA TODA A GENTE!”
 
O CLUBE CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA do Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova (AESPC) associa-se a esta celebração do DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA com “Conversas informais” pelo Físico José Luís Santos da FCUP sobre o número Pi e a geometria do Universo. Números mágicos, o que são? Número de ouro e a proporção divina? Afinal, o que é a matemática? Porque é que a nossa matemática bate certo com o Universo? O que são números? E muitas curiosidades divertidas da matemática vão fazer parte desta conversa matemática! Com uma Oficina STEAM, vamos “cortar o Pi” e construir carros para andar numa estrada especial para fazer corridas com carros de rodas quadradas. Que aventura vai ser!
 
Mas, não ficamos por aqui! Na manhã do dia 14 de março, os(as) Professores(as) de Matemática do AESPC juntam-se à celebração do DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA com a “construção do Pi Humano” no Campo de Jogos da Escola Sede. Estão todos(as) convidados(as) para fazer parte deste momento tão especial.
 
Afinal, aprender e saber mais é muito divertido e aqui, no AESPC temos “A MATEMÁTICA PARA TODA A GENTE!”
 
Viva o Dia Internacional da Matemática! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola / Docentes dos Grupos 500 e 230
 
 
A Semana da Leitura no J.I / EB1 Belo Horizonte, culminou com a presença do Professor/Escritor Rogério Duarte.
Foi uma manhã repleta de canções , histórias e autógrafos onde não faltou a história explorada durante toda a semana "A abelhinha Zum Zum e o gato Miau".
 
Grupo 2
Educadora Fátima Castro
 
 
Previous Next Play Pause
1 2 3 4 5 6
 
 
 
Fizemos a exploração de duas histórias do escritor Rogério Duarte e, hoje, 06 de março, tivemos a visita dele.
Foi muito divertido!
 
A professora Jacinta Braga.
 
 

 

 

No dia 02 de março fomos juntos à Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, na Exponor!
Foram horas muito produtivas para os Alunos de 9º ano, que assim puderam investigar cursos, conhecer saídas profissionais, falar com colegas do ensino secundário e superior, experimentar atividades profissionais e científicas e contactar com inúmeras hipóteses de futuro!
A Qualifica disponibilizava mostras de vasto leque de áreas: hotelaria, comércio, indústria, mecânica, cozinha, laboratório, energia, cuidados pessoais, informática, moda, robótica, humanidades, desporto.... Não faltaram os cursos militares nem a academia de polícia!

Mas o trabalho de escolha do futuro ainda não terminou -- ainda há que contactar as escolas e combinar visitas, aprofundar as saídas profissionais, e observar bem as médias!
Bom trabalho!
 
Serviço de Psicologia e Orientação
 
 

Back to top