A turma A do 7. Ano, do Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova, apresentou uma Dramatização/Coreografia na ”Quinta de Montezelo “… uma tarde de Primavera com a Poesia no ar!

Parabéns, alunos!

As professoras Sandra Domingues e Natércia Alves.

 

Previous Next Play Pause
1 2 3 4 5
 
 

O Dia da Árvore! Tão importante esta comemoração!
Os alunos semearam girassóis em vasos com terra enriquecida com adubo da nossa compostagem.

A professora Jacinta Braga.

 

 

Previous Next Play Pause
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
 
 
 

No dia 18 de março, os alunos Martim Fonseca (9.ºA), Leonor Marques (9.ºB) e Rodrigo Pereira (9.ºB) participaram na fase regional das Olimpíadas de Química, acompanhados pela professora de Físico-Química, Sílvia Rocha. Esta atividade, organizada pela Sociedade Portuguesa de Química, decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Os alunos mostraram-se muito interessados e empenhados na realização da prova que estava dividida numa componente teórica e numa componente prática. Ainda tiveram a oportunidade de assistir à palestra: “Porque pirilampiscam os pirilampos? Outras perguntas luminosas de química!” dinamizada pelo professor João Paiva.

Os alunos fizeram um balanço muito positivo desta experiência, destacando o convívio estabelecido entre alunos, num âmbito diferente da escola e da sala de aula convencional.

 

Previous Next Play Pause
1 2
 
 

 

No dia 10 de março, os "Pequenos Cientistas" do 4.º ano de escolaridade das Escolas Básicas de Belo Horizonte, Silveirinhos e Passal do AESPC abriram, mais uma vez, as portas das suas salas para receber com muita alegria o Clube Ciência Viva na Escola deste Agrupamento e o seu parceiro de atividades - o Projeto CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt), para realizarem o Laboratório HANDS-ON "Desafios Elétricos no Quotidiano".

Aceitaram os desafios, que estavam na mesa de trabalho, com muita curiosidade, entusiasmo e empenho. Afinal, não é todos os dias que andamos a explorar a corrente elétrica sem ficar com os cabelos em pé! Os “Pequenos Cientistas” tinham à disposição os componentes básicos para construir circuitos elétricos simples e diversos objetos do dia a dia (constituídos por materiais diferentes) para investigar materiais que são bons condutores da corrente elétrica. Mas, o que acontece quando nos apercebemos que estamos rodeados de muitos e diferentes objetos? E, até, vestimos e calçamos objetos de materiais diversos? A resposta é simplesmente deliciosa. A curiosidade e o entusiasmo dos "Pequenos Cientistas" foi ao rubro numa explosão de alegria! Afinal, a Ciência está mesmo em todo o lado!

Foi uma fantástica aventura onde houve espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar, onde tentativa e erro se conjugaram de forma divertida e inspiradora.

Muito obrigada "Pequenos Cientistas" e Professoras das Escolas Básicas de Belo Horizonte, Silverinhos e Passal! Tem sido um gosto imenso fazer estas viagens convosco. Até à próxima!

A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!

Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola / Projeto Ciência Para Todos
 
 
Previous Next Play Pause
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
 
 
 

Back to top