- Detalhes
- Categoria: Serviços
REPROGRAFIA
A reprografia funciona no bloco central e dispõe de equipamentos diversos de reprodução e encadernação, operados sob a responsabilidade de um assistente operacional. Serviço assegurado diariamente, durante os dois turnos letivos.
Horário: 9:00h - 17:00h
Almoço: 12:00h - 14:00h
A Reprografia é um espaço onde se pode:
- solicitar fotocópias;
- efetuar trabalhos de encadernação e plastificação de documentos para estudo, trabalhos e outros;
- proceder à duplicação de materiais pedagógicos, tais como: fichas de avaliação, fichas de trabalho, fichas informativas e outros documentos de suporte às atividades letivas.
O preçário da Reprografia encontra-se afixado em local visível para toda a Comunidade Escolar.
REGRAS DE FUNCIONAMENTO
- Os originais para reprodução devem ser entregues diretamente ou enviados por correio eletrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ao responsável do setor com, no mínimo, 48 horas de antecedência.
- Não é permitida, de acordo com a lei, a reprodução de obras integrais.
- O número máximo de exemplares a tirar em cada uma das fotocopiadoras é definido pelo Diretor.
PAPELARIA
A papelaria escolar é um espaço dedicado principalmente à comercialização de material escolar. Na papelaria, os alunos também podem carregar com dinheiro o seu cartão ou comprar a refeição que pretendam consumir no refeitório.
Horário: 9:30h - 16:00h
Almoço: 12:00 - 14:00
O pagamento dos serviços da papelaria / reprografia só podem ser efetuados através do cartão eletrónico da escola.
- Detalhes
- Categoria: Serviços
A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva abrange todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento, aglutinando, ainda, duas Unidades de Apoio Especializado de Multideficiência - EB Passal (1.º ciclo) e EB São Pedro da Cova (2.º e 3.º ciclos) .
A prestação de serviços nesta área rege-se por princípios fundamentais de Educação Inclusiva, nomeadamente: a identificação e supressão das barreiras ao desenvolvimento, à aprendizagem e à participação dos alunos na vida escolar e da comunidade; a promoção de respostas educativas para todos os alunos, independentemente das suas singularidades e necessidades; a promoção da igualdade de oportunidades no processo de ensino/aprendizagem; a possibilidade crescente de os alunos se desenvolverem e aprenderem de acordo com as suas capacidades, competências, talentos e preferências. Coordena assim a implementação progressiva da Ação Especial)idades da Casa, dirigida inicialmente para alunos de Currículo Específico Individual (art.º 21º do revogado decreto lei nº 3/2008, de 7 de janeiro), correspondente, atualmente (Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho) às medidas adicionais adaptações curriculares significativas)e disponível para todos os alunos.
Direciona, também, a sua ação para a cooperação na promoção da qualidade educativa e do sucesso académico, incentivando o debate e a discussão de temáticas relevantes que fomentam o desenvolvimento profissional e a informação/formação da Comunidade Educativa.
Para mais informações, contacte a equipa através do seguinte email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
- Detalhes
- Categoria: Serviços
O Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho introduz alterações na forma como a escola e as estruturas de apoio se encontram organizadas, para a implementação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão ao longo da escolaridade obrigatória. Cada agrupamento dispõe de um Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) – uma estrutura de apoio dinâmica, plural e agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências existentes na escola, valorizando, assim, os saberes e as experiências de todos. Funcionando numa lógica de serviços de apoio, o centro de apoio à aprendizagem, enquanto recurso organizacional, insere-se no continuum de respostas educativas disponibilizadas pela escola e organiza-se segundo dois eixos: (i) suporte aos docentes responsáveis pelos grupos ou turmas e (ii) complementaridade, com caráter subsidiário, ao trabalho desenvolvido em sala de aula ou noutros contextos educativos.
O CAA funciona em vários locais, distribuídos pelos espaços adequados a cada tipo de ação ou atividade a realizar em cada escola, a saber, zonas para partilha de saberes entre os vários docentes, salas de estudo, bibliotecas, salas para apoio mais individualizado ou em grupo, áreas para trabalho específico de terapias, psicologia escolar ou atividades de clubes ou de enriquecimento curricular.
O centro de apoio à aprendizagem, em colaboração com os demais serviços e estruturas da escola, tem como objetivos:
- apoiar a inclusão das crianças e jovens no grupo/turma e nas rotinas e atividades da escola, designadamente através da diversificação de estratégias de acesso ao currículo;
- promover e apoiar o acesso à formação, ao ensino superior e à integração na vida pós -escolar;
- promover e apoiar o acesso ao lazer, à participação social e à vida autónoma;
- promover a qualidade da participação dos alunos nas atividades da turma a que pertencem e nos demais contextos de aprendizagem;
- apoiar os docentes do grupo ou turma a que os alunos pertencem;
- apoiar a criação de recursos de aprendizagem e instrumentos de avaliação para as diversas componentes do currículo;
- desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;
- promover a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e interação, fomentadores da aprendizagem;
- apoiar a organização do processo de transição para a vida pós-escolar.
Tipologias
- Apoio Educativo às diferentes disciplinas / Oficinas de Aprendizagem (Português e Matemática);
- Apoio Português Língua Não Materna;
- Apoio Psicopedagógico;
- Apoio Tutorial/ Tutorias;
- Apoio no âmbito dos Planos de Acompanhamento Pedagógico Individual, Relatórios Técnico-Pedagógicos e Programas Educativos Individuais;
- Planos Individuais de Trabalho;
- Acompanhamento Educativo.
- Detalhes
- Categoria: Serviços
Oferta de atividades complementares de Desporto, Ciências, Música e de Artes Plásticas. Como exemplos, a aprendizagem do Canto, Coro, Guitarra, Xadrez, Oficina de Sabores, Pintura, Teatro, Cinema, Rádio, Meditação, entre outros. Esta ação envolve os alunos de todo o Agrupamento, quer em modalidade curricular para alguns deles, quer como atividade formativa, reintegrativa e de complemento para outros.
A escola oferece Desporto Escolar e diferentes atividades desportivas abertas a todos os alunos. O objetivo é o de estimular a prática da atividade física e da formação desportiva como meio de promoção do sucesso dos alunos, de estilos de vida saudáveis e de valores e princípios associados a uma cidadania ativa. Destacamos a Dança, a Patinagem, o Basquete, a Natação, o Futsal, o Boccia entre outras.
AVISO: Os horários dos clubes apresentados, por razões logísticas, irão sofrer alterações. Aconselha-se a todos os alunos que contactem os professores responsáveis pelos clubes.
Designação |
Professor |
Horários Disponíveis |
||||
2ª |
3ª |
4ª |
5ª |
6ª |
||
Clube de Artes e Pintura |
Ana Carneiro Sandra Santos Teresa Silva |
8:20-9:15 |
|
13:25-15:10 |
13:25-15:10 |
16:30-17:20 |
Clube de Línguas e Culturas |
Lusia Martins Isabel Moutinho Raquel Tenreiro Teresa Pereira |
15:20-16:10
|
9:15-11h15 14:20-15:10
|
11:20-12:10 14:20-15:10 16:30-17:20 |
11:20-12:10
|
9:15-11:15 13:25-14:15 |
Clube de Guitarras |
Ana Neves |
|
13:25-15:10 |
9:15:12-10 13:25-15:10 |
|
13:25-15:10 |
Coro |
Alda Silva |
|
|
|
9:15-11:15 |
|
Clube de Música |
Alda Silva |
|
|
|
8:20-9:10 11:20-12:10 |
9:15-11h15 |
Clube de Patinagem |
Aurora Mesquita |
14:20-15:10 16:30-17:20 |
11:20-12:10 14:20-15:10 |
14:20-15:10 |
13:25-14:15 |
|
DE - Badminton |
Marlene Santos |
|
14:20-15:10 16:30-17:20 |
14:20-15:10
|
|
|
DE - Futsal |
Cátia Vilhena |
11:20-12:10 |
9:15-10:05 |
|
9:15-10:05 |
|
Manualidades |
Cecília Costa |
10:25-12:10 |
|
|
9:15-10:05 11:20-12:10 |
|
MuDança |
Natércia Romano |
|
Pré-escolar e 1.º Ciclo |
11:20-12:10 |
13:45-14:20 14:20-15:10 |
|
SonorEando |
Ana Neves |
|
|
|
1º Ciclo |
|
T(d)rama &Companhia |
Isabel Costa |
11:20-12:10 14:20-15:10 |
10:25-11:15 11:20-12:10 |
|
13:25-14:15 |
|
Boccia |
Lucinda Sousa |
13:25-15:10 |
13:25-14:15 |
13:25-14:15 |
|
|
Natação4all |
Aurora Mesquita Lucinda Sousa |
|
|
10:25-12:10 |
10:25-12:10 15:20-17:20 |
|
Oficina dos Sabores |
Bela Canadas |
|
14:20-16:10 |
|
|
9:15-11:15 |
Horta Pedagógica |
Fernanda Neves |
|
|
8:20-12:10 |
|
|
Espaço de Escrita |
Paulo Borges |
|
10:25-11:15 |
11:20-13:10 |
|
|
Orquestra Crescendo |
Lusia Martins |
|
|
|
|
|
Grupo de Voluntariado |
Ana P. Carvalho Cecília Costa Fernanda Pereira Hélio Lemos Lusia Martins |
14:20-15:10 17:25-18:15 |
9:15-10:05 11:20-12:10 |
9:15-10:05 |
16:30-17:20 |
16:30.17:20 |
Clube de Xadrez |
Paulo Borges |
|
|
10:25-11:15 |
|
10:25-11:15 |
Eco-Escolas |
Conceição Fonseca Gil Gandra Teresa Garrido |
|
|
|
|
|
PES |
Conceição Fonseca |
|
|
|
|
14:20-16:10 |
Jornal Giz Negro |
Cecília Costa M.ª Anjos Esteves Maria Luz Melo |
|
|
|
|
|
Clube Ler+ |
Mariana Moura Rosa Moreira |
9:30-17:30 |
9:30-17:30 |
9:30-17:30 |
9:30-17:30 |
9:30-17:30 |
Xpress’Art |
Isabel Dias |
|
|
|
|
|
Ciência Viva |
Ana Cachide |
|
|
|
13:25-14:15 14:20-15:10 |
|
Pág. 2 de 3