Cara Comunidade Educativa,
 
Ambicionámos edificar um evento onde pudéssemos JUNTOS aprender com investigadores notáveis da área da educação, partilhar os nossos intrépidos projetos, questionarmo-nos sobre rumos a seguir, e ainda, a jeito de sobremesa, ver e ouvir a voz e a arte dos nossos alunos. 
E assim nasceu o Seminário Equidade e Qualidade em Educação 2023 - Percursos de um Território no Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova! 
Decorreu nos dias 4 e 5 de julho e contou com a participação especial de Fernanda Leopoldina Viana (Univ. Minho), Isabel Cláudia Nogueira (ESE Paula Frassineti), Manuela Sanches Ferreira (ESE- IPP), Ana Maria Coelho (CFJR), Daniel Vieira (História local), Maria Vietes Casado (CREA Univ. Barcelona), Daniela Ferreira (IncludEd - Universidade Porto), José Matias Alves (Univ. Católica do Porto), Helena Fonseca (IGEC) e Isabel Fialho (Univ. Évora).
A estes convidados juntaram-se oradores docentes, técnicos, encarregados de educação e alunos do nosso Agrupamento e Parceiros, conduzidos em interpelação e síntese pela nossa Perita externa, Alexandra Carneiro (SAME- UCP).
 
Na prossecução dos objetivos de uma escola de Qualidade, diversos painéis se debruçaram sobre os fatores decisivos em educação. Destacamos o desenvolvimento das competências iniciais, os princípios e as práticas da educação Inclusiva, as sinergias com a comunidade, as lideranças e a autoavaliação.
 
Ao longo do Seminário, não faltaram os momentos artísticos proporcionados pela orquestra, teatro, piano, guitarras e canto com que os alunos abrilhantaram o evento. 
 
Destacamos o papel das equipas da escola (compostas por docentes e não-docentes), que se desdobraram para apoio logístico, som e imagem,  transporte, refeições, manufatura de Mineirinhos, oficinas de brindes, exposição de artes, relações públicas, secretariado, página e divulgação, gestão de palco, mestre de cerimónia, gestão de protocolo, moderadores, elaboração documental e momentos artísticos, sempre com espírito de ajuda atenta e incansável.
 
A Bicafé e as Escolas Actual Gest e Profissional de Gondomar, nossos parceiros, serviram um delicioso coffee break a todos!
O Centro de formação Júlio Resende, parceiro de longo curso, marcou a sua presença com total adesão a esta iniciativa. 
A paróquia de S. Pedro da Cova, na pessoa do Padre Tiago Dias, acolheu o evento no Auditório da Igreja Matriz.
 
E ainda usufruímos de um acolhedor programa cultural: a visita ao Museu mineiro (na Casa da Malta) e ao Cavalete de S. Vicente, onde fomos presenteados com um momento musical proporcionado por uma formação da Banda Musical de S. Pedro da Cova. Juntos cantámos o Hino de S. Pedro da Cova, ali, junto à Mina onde centenas de Mineiros trabalharam arduamente ao longo de décadas, e nos deixaram as memórias e o legado desta comunidade simples e responsiva.
 
Obrigada a todos os que contribuíram para a realização deste Seminário, com uma nota especial para a nossa Diretora Ana Luisa Xavier que apoia, incondicionalmente, a audácia e os sonhos de quem já não tem dúvidas de que a Equidade e a Qualidade caminham juntas!
 
 
Equipa Multidisciplinar Apoio Educação Inclusiva (EMAEI)
 
 
 

O Clube Ciência Viva na Escola (Clube CVnE) e, naturalmente, o seu parceiro de atividades “Ciência Para Todos” (www.cienciaparatodos.pt), estiveram presentes (como Orador Convidado) no SEMINÁRIO INTERNACIONAL: EQUIDADE E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO, cuja organização esteve a cargo da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) do Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova (AESPC). A apresentação oral do Clube CVnE integrou a “Zona Prática: O AESPC e as práticas arquitetadas para a Inclusão” do “Painel 2 – Princípios e práticas de Educação Inclusiva”.

O Projeto de Divulgação Científica “CIÊNCIA PARA TODOS” (PDC – CPT) tem na sua génese a ação de INFORMAR, INSPIRAR, CATIVAR segundo o princípio de educação e divulgação científica que norteia este projeto e se expressa nas palavras “Ciência para Todos”. Por outro lado, o Clube CVnE do AESPC, tendo como parceiro o PDC – CPT e a sua mentora como coordenadora, naturalmente esta linha de pensamento se traduz na ação de todo o trabalho desenvolvido neste clube. São as aplicações práticas das teorias resultantes de estudos/investigações que melhor "mostram" e ilustram caminhos de sucesso, e podem ser a inspiração motivacional em outros espaços, com outras crianças e jovens e para outros pares/atores de comunidades educativas.

O Clube CVbnE do AESPC integra a Rede de Clubes Ciência Viva Nacional, desde a 1.ª Edição lançada pelo Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, e assume-se como um espaço não formal de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso a práticas científicas inovadoras, promovendo o ensino experimental das ciências e a literacia científica. Nesse sentido, funciona na nossa escola como uma ferramenta/recurso de apoio às práticas letivas e não letivas do AESPC, sempre que se proporciona no trabalho natural dos docentes e até do próprio Agrupamento.

Ao longo do ano escolar 2022/2023, o Clube CVnE contactou com as 6 escolas do AESPC; preparou, organizou e realizou cerca de 90 atividades da tipologia Oficinas STEAM e Laboratórios Hansd-On; organizou e/ou participou em 10 eventos e comemorações de Ciência & Tecnologia; interagiu com mais de 1300 alunos.

Contudo, este trabalho só foi possível porque existe uma Liderança do AESPC que permitiu ao Clube CVnE voar para criar e concretizar, voar para colocar em ação todos os sentidos do ser humano e a envolvência na construção de ambientes não formais de aprendizagens significativos e inclusivos. Este trabalho, também, só foi possível porque as portas das salas das 6 escolas se abriram ao Clube CVnE. Abriram-se para deixar entrar o Clube CVnE e/ou abriram-se para irem ao encontro do Clube CVnE que realizava atividades em outros espaços/locais, permitindo que os alunos vivenciassem outros ambientes de aprendizagem. Por isso, deixo aqui um profundo agradecimento público à Comunidade Educativa do AESPC (Direção, Professores, Alunos e Funcionários não docente) que de uma forma direta e/ou indireta abraçaram como seu este trabalho e participaram na concretização deste resultado ilustrado nas imagens da maior parte das atividades do Clube CVnE.

Muito obrigada a todos! Foi um gosto imenso e uma paixão profunda fazer esta viagem com cada um de vós e com todos nós! Até à próxima viagem!

A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!

Viva a Ciência! Viva o AESPC!
Ana Cachide / Clube CVnE/ Projeto Ciência Para Todos / Comunidade Educativa AESPC

 

 
 
 
 

O Clube Ciência Viva na Escola e o seu inseparável parceiro CIÊNCIA PARA TODOS (www.cienciaparatodos.pt) juntaram-se a outros parceiros, nomeadamente ao Departamento de Matemática e Ciências Experimentais (DMCE) e, em particular, às Professoras de Físico-Química (GD 510) para celebrar na (e com) a Comunidade, o Dia do Agrupamento (AESPC), cuja comemoração se iluminou através do tema “Eu sou Cidadão do Mundo…”.

Celebrou-se a HUMANIDADE SEM FRONTEIRAS, onde o “reconhecer para ser”, a multiculturalidade, a flexibilidade (compreensão, tolerância e generosidade com o ambiente e com os seres vivos), a harmonia global, a liberdade responsável e a cooperação são princípios que urgem nortear a nossa vivência na Casa da Humanidade e de todos os outros seres vivos – o belo Planeta Azul! 

Foi assim, imbuído deste sentir, e porque a CIÊNCIA FAZ BEM, É INCLUSIVA E É MESMO PARA TODOS, que o Clube CVnE transformou, em jogos e desafios científicos, alguns OBJETOS DE CIÊNCIA construídos com materiais reutilizáveis, de baixo custo e de uso comum. Não faltaram visitantes curiosos e empenhados para serem “Químicos Assistentes do Harry Potter”, nem os audazes e corajosos para “Encestar com Catapultas” e, ainda, os divertidos e persistentes que se sentiram desafiados a “Equilibrar Teimosos”!

Afinal, a Ciência está mesmo em todo o lado e é mesmo para Todos! Foi mais uma fantástica aventura do Clube CVnE, onde houve espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar na (e com) a Comunidade! Obrigada por aceitarem “embarcar connosco nesta aventura”!

 A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S! Viva a Ciência! Viva o AESPC!

Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola / Projeto Ciência Para Todos / GD 510 / DMCE

 

 

 
 
 

Back to top