“Era uma vez um equilibrista. Vivia em cima de um fio, sobre um abismo. Tinha nascido numa casa construída sobre o fio. E já tinha nascido, avisado de que a casa podia desmoronar a qualquer momento. Mas logo percebeu que não havia nenhum outro lugar para ele morar. O equilibrista ainda era bem jovem quando descobriu que ele mesmo é que tinha de ir inventando, o que acontecia com o fio.” (in, “O Equilibrista” de Fernanda Lopes de Almeida). 

 

Neste livro, a vida de um equilibrista está sempre por um fio. Tentando manter-se sobre esse fio chamado ‘vida’, o equilibrista vai construindo a sua trajetória. Como será a sensação de observar e viver o mundo através do “Equilibrista” da escritora Fernanda Lopes de Almeida? Este “Equilibrista” desafia as Leis da Física?

Pássaros, borboletas, bailarinas ou rolhas equilibristas são perfeitos como presentes para dar a conhecer a Física que explica o funcionamento destes brinquedos científicos. Como funcionam? O fenómeno surpreendente que observamos nestes brinquedos desafia a gravidade? Construir, brincar e aprender com “objetos equilibristas” é mesmo desafiador e fascinante!

 

Nesta sessão do Clube Ciência Viva na Escola, onde o centro de massa foi o principal protagonista, estivemos a construir e a explorar “equilibristas” com materiais de baixo custo e ficar a saber que o centro de massa é de grande importância para o equilíbrio dos corpos (nomeadamente, do corpo humano), assim como também tivemos tempo para conversar sobre a sua aplicação em variadas situações do nosso quotidiano.

 

Afinal, a Física está mesmo em todo o lado! Foi uma fantástica aventura onde houve espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar, onde tentativa e erro se conjugaram de forma divertida e inspiradora.

 

A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!

Ana Cachide / Clube Ciência Viva na Escola / Projeto Ciência Para Todos

 

 

 

 

 

Pin It

Back to top