Na tarde de 25 de janeiro, a Equipa do Clube Ciência Viva na Escola do AESPC e o seu parceiro de atividades (PDC - CIÊNCIA PARA TODOS, www.cienciaparatodos.pt) continuaram a preparação e a organização da exposição interativa “Encontro da CIÊNCIA, ARTE & POESIA – A Química do Amor” para toda a Comunidade Escolar/Educativa do Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova.
Tem a certeza que sabe o que é o AMOR? Quase sempre celebrado como um fenómeno místico, muitas vezes espiritual, por vezes, apenas físico, o amor raramente é visto como resultado da ação de algumas substâncias químicas sobre o cérebro. A verdade é que o “AMOR” é um complexo fenómeno neurobiológico, baseado em atividades cerebrais que incluem o desejo, a confiança, o prazer e a recompensa e envolvem a ação de um número elevado de mensageiros químicos. Quando duas pessoas estão apaixonadas, existe mesmo QUÍMICA entre elas!
Foi assim que começamos a olhar com muita atenção para as fórmulas de estrutura de algumas moléculas, nomeadamente da adrenalina, serotonina, dopamina e oxitocina. Que belas moléculas são para a nossa exposição! O desafio estava em cima da mesa do laboratório de Física e Química. Usar botões para representar os átomos e fios de lã para ilustrar as ligações químicas e fazer uma bela e criativa “costura de moléculas”! Mais uma etapa concluída com sucesso para a construção da exposição. As etapas seguintes da preparação da exposição continuam nas próximas sessões “Ciência Viva às Quintas”. Esta atividade tem a mentoria e a ideia criativa e produtiva do PDC – CIÊNCIA PARA TODOS.
A CIÊNCIA faz bem, é inclusiva e é mesmo para TOD@S!
Ana Cachide / Clube CVnE / PDC-Ciência Para Todos