Na EB/JI de Vila Verde, todas as turmas aderiram à campanha “Papel por Alimentos” promovida pela Federação Portuguesa de Bancos Alimentares.
Todo o papel recolhido será convertido em produtos alimentares que serão distribuídos pelos mais carenciados.
Foi lançado o seguinte desafio na escola:
“A turma que conseguir juntar mais quilos de papel, pode escolher os jogos durante uma semana, na hora do intervalo da manhã.”
Todos ficaram muito contentes e entusiasmados em ajudar e fazer uma competição saudável entre turmas.
Nesta atividade, os alunos pediram ajuda para angariação de papel, às famílias, amigos, supermercados, hipermercados, fábricas, etc.
A turma do 4ºano foi responsável por pesar o papel em todas as salas e analisar os dados recolhidos. Procederam à elaboração de um cartaz com um gráfico de barras (construído com bocados de jornal) onde todos poderiam observar os resultados obtidos.
Verificou-se que a turma que angariou mais papel foi a turma do 4º ano com 218,200 kg. A escola juntou no total 479,100kg, que foi um resultado muito bom.
Esta atividade foi bastante positiva, mostrando bem, a motivação o envolvimento dos alunos nesta campanha de solidariedade.
Texto coletivo, elaborado pela turma de 4º ano.
A professora Carla Vicente.