O Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova (AESPC) está a participar no ENCONTRO NACIONAL DE CLUBES CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA 2022, a decorrer hoje (14 de outubro) no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa.

Os Clubes Ciência Viva na Escola (Clubes CVnE) são promovidos pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (CV-ANCCT) e a Direção-Geral de Educação (DGE).

O Encontro Nacional de Clubes CVnE 2022 promove uma Mostra de Ciência e Tecnologia para Estabelecimento de Parcerias. Instituições científicas, empresas, museus e centros de ciência dão a conhecer o trabalho que desenvolvem promovendo uma oportunidade única para criar parcerias com os Clubes Ciência Viva na Escola. Na área expositiva do Pavilhão do Conhecimento os Clubes apresentam-se sob a forma de posters digitais.

Na Sessão de Boas-vindas, Rosalia Vargas (Presidente da CV-ANCCT), José Vitor Pedroso (Direção-Geral da Educação) e Mário Tavares da Silva (Vice-Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal) apresentam o Programa Clubes CVnE.

A Sessão das Intervenções Convidadas está a cargo de Agueda Gras-Velasquez (Diretora do Programa Ciência na European Schoolnet - EUN) e de Alexandre Quintanilha (Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência). Agueda Gras-Velasquez é doutorada em Astrofísica e responsável pela coordenação dos representantes dos Ministérios da Educação na EUN, onde coordena todos os projetos educativos nas áreas STEM. Alexandre Quintanilha é doutorado em Física Teórica e Fundador do Instituto de Biologia Molecular e Celular. Presidiu à comissão para a criação do maior consórcio de investigação nacional na área da saúde – i3S. É membro de várias academias internacionais e presidiu a comités da Comissão Europeia e de outras organizações internacionais de investigação. É atualmente deputado e Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.

A Sessão da Decisão Política nos Clubes CvnE deste Encontro Nacional de Clubes é um espaço de intervenção de Elvira Fortunato (Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e de João Costa (Ministro da Educação), aos Coordenadores dos Clubes CVnE participantes e presentes neste evento organizado pelo Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Viva o Clube CVnE do AESPC! Viva a Ciência Viva!

A Coordenadora do Clube CVnE do AESPC,

Ana Cachide

 

 

Pin It

Back to top