Page 8 - Giz Negro: Edição de julho 2021
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julho 2021

                                              Santiago e o lobo-ibérico




                                           O Santiago estava em casa a ver televisão quando, ao percor-
                                           rer  os  canais,  viu  algo  sobre  espécies  em  extinção  e  ficou
                                           alarmado. Sempre foi uma criança que adorava os animais e

                                           não  gostava  que  lhes  fizessem  mal,  por  isso  queria  que  as
                                           pessoas mudassem a maneira como eles eram tratados.
                                           Então foi para o seu quarto e começou a pesquisar sobre o
                                           que vira. Descobriu que para além de existirem espécies pro-

                                           tegidas  em  Portugal,  como  o  lobo-ibérico,  também  existem
                 áreas protegidas, como o Parque Nacional da Peneda-Gerês, aliás o único parque na-
                 cional em Portugal. Este parque tem uma área muito vasta e pouco alterada pelo ho-
                 mem, com paisagens naturais que abrigam o habitat de várias espécies com interesse

                 científico.
                        E então o Santiago teve uma ideia. Juntamente com os outros colegas da turma
                 fizeram  uma  visita  ao  Parque  Nacional  da  Peneda-Gerês,  onde  viram  o  pinheiro-
                 silvestre, o carvalho-negral e outro tipo de vegetação e também aves de rapina e lobos
                 -ibéricos.

                        O lobo parecia-se com um grande cão muito bonito, embora não lhe pudessem
                 tocar nem fazer festas e, portanto, não era um animal que desse para ter em casa.
                        Um guia falou-lhes sobre a serra e as suas espécies e todos ficaram sensibiliza-

                 dos     e                                                                         concor-

                 daram                                                                             que     o
                 Homem                                                                             era     a
                 princi-                                                                           pal  cau-
                 sa    da                                                                          destrui-

                 ção  da                                                                           nature-
                 za.
                                                                                                   Mais tar-

                 de    na                                                                          escola,
                 troca-                                                                            ram idei-
                 as    so-                                                                         bre     o
                 que  ca-                                                                          da    um
                 poderia                                                                           fazer

                 para                                                                              proteger
                 o ambiente, as diferentes espécies animais e o planeta.
                        É que todos juntos poderiam fazer a diferença.


                                                                                     Martim Soares, 5.º D






         GIZ NEGRO / Jornal Escolar                                                                                                                                                                                     8
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