No dia 09 de janeiro de 2024, as turmas A, B, C (manhã) e D, E e F (tarde) do 8.°ano de escolaridade participaram numa experiência enriquecedora durante a Visita de Estudo/Aula de Campo "Duna Viva - A Biodiversidade na Areia" e “Estação Litoral da Aguda”.

Esta atividade, integrada no Plano Anual de Atividades (PAA) e coordenada pelo grupo disciplinar de Geografia, teve como objetivo explorar as dunas do litoral de Vila Nova de Gaia, junto à praia da Aguda.

A manhã e/ou tarde teve início na "Estação Litoral da Aguda", onde os alunos mergulharam nas salas "Aquário" e "Pesca", proporcionando uma imersão cativante no ecossistema marinho. Além da interação com aquários que exibiam espécies piscícolas da zona, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer instrumentos de pesca/embarcações e explorar uma exposição de elementos relacionados ao mar e à pesca, incorporados em obras de arte.

Posteriormente, acompanhados por uma guia especializada da Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade (FAPAS), as turmas percorreram as dunas do litoral. Durante esta fase, os alunos não apenas absorveram conhecimento, mas também contribuíram para a preservação do ambiente ao recolherem lixo da praia. Além disso, puderam observar a erosão costeira ao longo dos anos, resultado da poluição, construção de casas e destruição de plantas nas dunas, entre outras. 

Este momento ofereceu uma oportunidade valiosa para os alunos compreenderem as causas e consequências da erosão costeira. A discussão abordou medidas passadas e potenciais soluções para mitigar este problema, destacando a importância da sustentabilidade e preservação do ecossistema costeiro.

A visita não só cumpriu os objetivos curriculares como também se destacou pela notável articulação interdisciplinar. As disciplinas de Geografia, Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais e Físico-Química uniram-se, oferecendo uma perspetiva abrangente aos alunos. A aplicação prática destes conhecimentos num ambiente real, com a orientação especializada da guia da FAPAS, proporcionou uma experiência de aprendizagem única, enriquecendo a compreensão do grupo sobre a importância da biodiversidade costeira e os desafios enfrentados pela costa devido à ação humana.

 

Grupo Disciplinar de Geografia.

 

 
 
 
Pin It

Back to top